Neste capítulo, abordaremos os laços de repetição, também chamados de estruturas de repetição. Esse é um artifício utilizado nas linguagens de programação para a realização de uma tarefa repetitiva, a qual podemos, ou não, saber o número de vezes que será realizada. São basicamente 2 comandos de repetição em Python.
O primeiro comando é o for. Nessa estrutura, o bloco de código que está dentro dela será executado até que todos os elementos de um objeto iterável sejam percorridos. Um objeto iterável é, basicamente, um objeto que pode ser iterado, desmontado, como por exemplo: listas, strings, tuplas e dicionários.
O segundo é o comando while, que pode ser traduzido para o português como enquanto, ou seja, esse comando executa um bloco de códigos enquanto uma determinada condição for verdadeira.
# FOR
for variável in objeto iterável:
comando(s)
# WHILE
while condição:
comando(s)
Nos exemplos acima, temos as estruturas de ambos os comandos.
Notamos, ainda, a importância da função range, que é responsável por retornar uma série numérica, cujos limites são passados como parâmetros. Essa sequência pode ser
um objeto iterável dentro de um comando for. Como no exemplo abaixo, em que escrevemos os números de 1 a 100, utilizando tanto o comando for quanto o comando while:
for element in range(1,101):
print(element)
i=1
while i<=100:
print(i)
i=i+1
A função range cria uma sequência de números e segue a seguinte sintaxe: range (início, final). Podemos notar que o primeiro número indica o início da sequência e o segundo, o final dela, sem incluí-lo. Ou seja, a série numérica começa no primeiro valor utilizado e termina no anterior ao último. No exemplo acima, o intervalo utilizado como parâmetro foi [1,101[. Sendo assim, vai do 1 ao 100.
🔗 Para acessar todos os capítulos, visite a página: Livro de Lógica de Programação em Python.