Livro de Python PDF – Capítulo 4: Entrada e Saída de Dados, Tipos de Dados, Variáveis e Operadores Aritméticos

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Neste capítulo, iremos começar a aprender Python. Os  tópicos que serão abordados são: entrada e saída de dados,  tipos de dados e variáveis e operadores aritméticos.  

Começaremos com o comando print(), responsável pela  saída de dados. Esse comando é utilizado para escrever algo  na tela, podendo ser um texto ou o conteúdo de uma  variável. Quando queremos escrever um texto, devemos  colocá-lo entre aspas, pois, caso não sejam colocadas, o  computador entende o texto como se fossem variáveis. O  programa abaixo é um exemplo muito tradicional do primeiro  código em uma nova linguagem de programação, ele é  chamado de “Olá, mundo” e tem como objetivo escrever na  tela a frase “Olá, mundo”. 

print("Olá Mundo”) 

Acima, temos um código simples, porém, mais adiante,  escreveremos códigos mais complexos e explicá-los dentro  deles mesmos pode ser interessante, isso se chama  comentário. Ou seja, um comentário é um pedaço do código  que serve apenas para o entendimento de quem está lendo,  mas que não será executado. Os comentários podem ser  expressos das seguintes formas: logo após o símbolo # (jogo  

da velha), usado para comentar apenas uma linha, ou entre o  símbolo ”’ e ”'(três aspas simples), utilizado para comentar  diversas linhas. Abaixo, nota-se a utilização de comentários:  Outro comando muito importante é o comando de 

print("Olá Mundo”)

#comentario de uma unica linha

''' comentario de uma ou
múltiplas linhas '''

entrada. Para receber alguma informação digitada pelo  usuário, usamos o comando input( ). Neste comando, além de  recebermos uma informação do usuário, podemos escrever  um texto na tela. Devemos escrever o texto que será  impresso na tela entre aspas. É necessário também que  igualemos esse comando a alguma variável, para que a  informação recebida do usuário seja armazenada na  memória. Abaixo, receberemos o nome do usuário através do  comando de entrada input( ) e o exibiremos utilizando o  comando print( ). 

nome = input(“escreva seu nome”)

print(“seu nome e”, nome)

Existem diversas formas de escrever variáveis junto ao  texto — abordaremos 3. A primeira é a que vimos no exemplo  anterior, que consiste em escrever o texto que será impresso  

na tela entre aspas e separá-lo por vírgula do nome da  variável que contém a informação que aparecerá junto a ele.  A segunda opção é utilizar um marcador, que é quando  

colocamos ”%s ” para marcar uma string, por exemplo.  Quando fazemos uma marcação, devemos indicar a variável  após o texto por uma % e, em seguida, o nome da variável.  As marcações variam de acordo com o tipo da variável,  abordaremos isso melhor a seguir.A terceira e última forma é  a que usa o método format. Com ele, o programa coloca o  conteúdo da variável entre as chaves indicadas no meio do  texto. 

nome=input(“escreva seu nome”)

print(“seu nome e”, nome)

print("O nome informado foi: %s" %nome) 
print("O nome informado foi: {}”.format(nome))

A variável é um nome dado a um espaço alocado na  memória, onde será guardado um determinado valor; esse  valor denomina-se dado. Em Python, trabalhamos com 7 tipos  principais de dados, colocados na tabela abaixo:  

TIPO DE DADOSBREVE DESCRIÇÃO
intpara números inteiros
strpara conjunto de  

caracteres
boolarmazena True ou False
floatpara números com  

virgula
listpara agrupar um  

conjunto de elementos
tuplasemelhante ao tipo list,  porém, imutável
dicpara agrupar elementos  que serão recuperados por  uma chave

A classificação dos dados serve para que o computador  não os interprete erroneamente.  

O tipo int é utilizado para números inteiros (positivos e  negativos que não possuem casas decimais). Quando  utilizamos esse tipo de variável o marcador que deve ser  utilizado é o %d.  

Já o str é usado para trabalharmos com um conjunto de  caracteres. ́ importante salientar que esse conjunto pode  possuir apenas um elemento. O marcador correspondente  para ele é o %s.  

O bool é se emprega para valores booleanos; ou seja,  quando se pode assumir apenas dois valores: o true ou false.  Temos ainda o float, que é usado para números com  vírgula (possui casas decimais) e seu marcador é o%f.  Listas, tuplas e dicionários serão vistos nos próximos  capítulos.  

Para criarmos uma variável, basta que a iniciemos,  atribuindo um valor ou dando um comando de entrada de  dados. No exemplo abaixo, criaram-se variáveis diferentes de  informaçõ es sobre um determinado indivíduo. 

nome=“Davi"
sexo=‘M'
idade=18
altura=1.55
casado=true

Caso tenhamos como intuito ler um tipo específico de  dado, podemos incrementar o comando input. Por exemplo,  se quisermos ler um número inteiro, faremos assim: 

nome=int(input(“Digite um numero inteiro\n”))

Notamos também a necessidade de nos aprofundarmos  nos comandos de atribuição. Esses são simples, mas se não  forem bem compreendidos podem prejudicar nosso  desenvolvimento na programação. Basicamente, o comando  de atribuição é o “= “. A variável que vai receber o valor  sempre fica a esquerda do símbolo, e o valor, a direita. Se  quisermos, por exemplo, adicionar 1 a uma variável e guardar  esse novo valor na mesma variável, faremos da seguinte  forma:  

variavel = variavel + 1

Por fim, discutiremos o que são operadores  

aritméticos. Eles nada mais são do que as operações entre  números. Podemos realizar a soma, subtração, multiplicação  ou divisão usando, respectivamente, os símbolos +, – , * e / .  Além das operações fundamentais da matemática, temos  também o operador %, que nos dá o resto de uma divisão, e  o operador **, que representa uma potência. O operador %  foi utilizado no exemplo a seguir para calcularmos o resto da  divisão entre 7 e 2. O resto é igual a 1, como se nota abaixo: 

a=2
b=7

c=b%a

print(c) //c tem o valor de 1

Quando utilizamos o operador “+” (soma) para  “somarmos” dois textos, esse vira um operador de  concatenação, junção de textos. Por exemplo, quando concatenamos os textos “ola ”+”mundo”=“ola mundo”.

🔗 Para acessar todos os capítulos, visite a página: Livro de Lógica de Programação em Python.

Gabriel Selow
Gabriel Selow
Artigos: 21