Listas, que serão abordadas neste capítulo, são, de forma simplificada , variáveis “especiais” capazes de guardar várias variáveis “dentro” delas. Por exemplo, se tivéssemos 5 variáveis e quiséssemos armazená-las em uma única variável do tipo lista faríamos assim:
![[livro de Python PDF – img lista – cap6.png]]

Uma lista tem índices. No caso acima, ela tem 4 posições, então os índices vão de 0 a 3. Note que o primeiro índice começa em 0, e isso é uma convenção. Por exemplo, o índice 0 representa o espaço com o nome “Davi”, já o índice 2 representa o espaço com o nome “Bela”.
Para manipularmos uma lista, podemos utilizar o nome da variável e, em seguida, o índice que desejamos acessar entre colchetes. Por exemplo, para escrevermos o que está no índice 2 da lista, fazemos assim:
print(variavelLista[2])
Abaixo, criamos uma lista e, em seguida, a imprimimos na tela. Após isso, mudamos o elemento de índice 2 e, por fim, imprimimos apenas esse novo elemento na tela:
lista=[1,2,3,4]
print(lista)
lista[2]=0
print(lista[2])
Podemos, também, por meio de funções, incluir, excluir e ver o número de elementos de uma lista. Para inserir um elemento ao final da lista, utilizamos a função append(), como a seguir:
lista=[1,2,3,4]
lista.append(5)
print(lista)
É possível, ainda, adicionarmos um elemento em qualquer posição de uma lista com a função insert(). Para utilizarmos essa função, colocamos, dentro dos parênteses, primeiro a posição onde desejamos inserir o elemento e depois o conteúdo dele. Como abaixo:
lista=[1,2,3,4]
lista.insert(0,5)
print(lista)
A função len() retorna o tamanho de uma lista, como no exemplo abaixo:
lista=[1,2,3,4]
print(len(lista))
Excluímos elementos com as funções del e clear. A função del exclui apenas um elemento, que vai entre parênteses; já a função clear exclui todos os elementos de uma lista. Notamos isso no próximo exemplo:
lista=[5,1,2,3,4]
del(lista[0])
print(lista)
lista.clear()
print(lista)
Também iremos estudar nesse capítulo as tuplas, que são um tipo de variável muito parecido com as listas. Porém, diferem principalmente delas por serem imutáveis. Na notação, a diferença é sútil. Ao invés de utilizarmos colchetes para representá-las, como fazemos com as listas, podemos utilizar parênteses ou não usar nenhum caracter delimitador, como se pode notar abaixo, na declaração de duas tuplas:
tupla1=1,2,3,4,5
tupla2=(6,7,8,9,10)
print(tupla1,tupla2)
Para último, temos os dicionários, que são listas nas quais podemos nos referir aos elementos por um nome preestabelecido, como no exemplo abaixo, que temos como intuito atrelar um endereço a uma pessoa:
dic={"gabriel":"casa 6","victor":"casa 2","davi":"casa 25”}
print(dic)
print(dic[“gabriel”]) #imprimi na tela o endereco do gabriel
Adicionar um elemento ao final de um dicionário que já existe é bastante simples, basta fazer da seguinte forma:
dic={"gabriel":"casa 6","victor":"casa 2","davi":"casa 25”}
dic["isa"]="casa 1”
print(dic)
Podemos, através de funções,verificar tanto o tamanho quanto apagar elementos de um dicionário. A função del é utilizada para apagar um elemento. Por exemplo, se o Gabriel tivesse morrido, então iríamos querer excluí-lo do nosso dicionário, como no programa a seguir:
dic={"gabriel":"casa 6","victor":"casa 2","davi":"casa 25”}
print(dic)
del(dic["gabriel"])
print(dic)
A função len serve, como com as listas, para conferirmos o tamanho do dicionário. O código abaixo retrata isso:
dic={"gabriel":"casa 6","victor":"casa 2","davi":"casa 25”}
print(len(dic))
🔗 Para acessar todos os capítulos, visite a página: Livro de Lógica de Programação em Python.